MARKETING E COMUNICAÇÃO

Cinco áreas em que o marketing promocional é muito importante

O marketing promocional nada mais é do que um conjunto de estratégias de divulgação que contam com um objetivo específico: construir uma marca, proporcionar vendas e estimular a fidelização de clientes. Ou seja, é um segmento do marketing que visa construir e fortalecer o relacionamento de uma marca com o seu público-alvo.
Uma estratégia de marketing promocional pode incluir diversas ações. Um exemplo é a distribuição de cartão fidelidade, informativos sobre a marca e seus valores, flyerse programas de benefícios. Essas são ações importantes para todo o tipo de negócio. No entanto, para alguns segmentos o marketing promocional é essencial. “Atualmente, o consumidor está cada vez mais exigente. As pessoas estão deixando de comprar apenas produtos e preferindo selecionar as empresas que lhes oferecem experiências. E um componente fundamental para tornar essa experiência positiva é a identificação com a marca”, explica Camila T. Eskenazi Hakim, sócia da Gráfica Eskenazi , que produz material para marketing promocional.
A seguir, a especialista lista 5 segmentos em que o marketing promocional é fundamental para o sucesso de qualquer negócio:
1. Setor alimentício
Tanto restaurantes como cafeterias, docerias e padarias dependem muito do marketing promocional. A comida é algo pessoal e íntimo, que cativa as pessoas. Muitos diriam que a culinária, em si, é uma forma de arte. E isso é um fato: os clientes frequentam restaurantes que lhes chamam a atenção, que lhes oferecem algo que combine com seu estilo de vida e personalidade.
Por exemplo, é possível analisar os restaurantes especializados em comida vegana ou natural. Boa parte de seu público chegou a eles e se fidelizou a partir do marketing promocional. O cliente precisa saber que o restaurante divide seus valores e preocupações antes de procurá-los.
2. Setor de entretenimento
Da mesma forma que a comida, o setor de entretenimento também atrai seu público a partir de seu estilo, valores e tipos de produto em oferta. E normalmente, essa é uma clientela bastante fiel. As pessoas costumam a selecionar seus bares, clubes, complexos de cinema e até mesmo parques favoritos, baseando-se no conjunto de características que são divulgadas sobre o negócio.
Determinados estabelecimentos ficam conhecidos por atrair fãs de um estilo de música em particular. Dessa forma, chamam a atenção de novos clientes que também se identificam com esse traço e mantêm a fidelidade dos clientes antigos, que sabem que podem voltar a qualquer momento e encontrar um ambiente que lhes agrada.
3. Setor de moda
O modo de se vestir é uma das formas de expressão da personalidade mais comuns. É fundamental para as empresas do setor que os seus clientes se identifiquem com os valores, estilo e produtos oferecidos pela marca. Como exemplos, é possível citar as grifes que possuem como público-alvo determinadas tribos urbanas, além de lojas que trabalham exclusivamente com roupas sociais de qualidade. Esse tipo de negócio também pode ser direcionado para públicos mais específicos, mas é importantíssimo que esses clientes sintam que suas necessidades são acolhidas pela marca. É disso que se trata o marketing promocional.
4. Setor de pets
Esse é um setor que cresce cada vez mais, inclusive passando ileso pela última crise financeira que assolou o país. Atualmente, o consumidor brasileiro tem mais pets do que filhos e está disposto a tratar muito bem esses bichinhos, como um verdadeiro membro da família. Por isso, ele procura empresas do setor que dividam os seus valores, como o amor aos animais e o tratamento deles como parte da família. O marketing promocional pode divulgar esses valores por meio de panfletos, promoções no estabelecimento físico e até com banners.
5. Setor de cosméticos
Os cosméticos, assim como as roupas, se tornaram uma forma de expressão pessoal. Assim, cada vez mais os clientes desse setor se preocupam em encontrar empresas que dividem seus valores e mostram preocupação com suas necessidades. Como exemplo, é possível citar marcas cruelty-free, que não testam em animais
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Redação

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