Fundo soberano saudita investirá US$10 bilhões no Brasil

Por ocasião do encontro do presidente Jair Bolsonaro com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman foi anunciado, via comunicado conjunto, o investimento de US$10 bilhões da Arábia Saudita no Brasil via Fundo de Investimento Público (PIF).
Para o ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, o acordo é resultado da confiança que vem sendo gerada no exterior, que constrói a percepção do Brasil como grande destino de investimentos. O país foi o sexto a receber recursos do fundo soberano árabe – logo após Japão, Estados Unidos, França, África do Sul e Rússia. O montante foi o mesmo aplicado na Rússia.
Ainda segundo Ernesto Araújo, o resultado em si mesmo tem uma grande importância e, ao mesmo tempo, tem também capacidade de gerar uma outra dinâmica de investimentos. “Todos estão percebendo que o Brasil é incomparável em taxa de retorno.”, disse o ministro.
O prazo e as áreas de investimentos ainda serão definidos. Para isso, um conselho será formado nos próximos meses com participação de representantes dos governos e da iniciativa privada dos dois países.
O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, comemorou a notícia: “temos economias que são complementares e essa é uma notícia extraordinária para o nosso país. Demostra que toda a estratégia internacional que foi montada pelo ministro Ernesto e que vem sendo cumprida pelo presidente faça com que o Brasil seja uma das maiores e melhores economias do mundo.”
Segundo Lorenzoni, esse cenário apresenta perspectiva de crescimento não apenas com investimento brasileiro, mas também com apoio internacional. Uma das intenções é que os recursos do fundo sejam usados em obras de infraestrutura como a ferrovia Ferrogrão, entre Mato Grosso e Pará.

SECOM

 

Redação

Portal Brasil Empresarial: Notícias sobre a economia, o Brasil, empresas e empreendedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *