Economia brasileira cresceu 0,6% em outubro, segundo FGV

Perdas acumuladas de 2020 ainda não foram recuperadas
A economia brasileira registrou alta de 0,6%¨em outubro na comparação com setembro. O resultado está no Monitor do PIB, divulgado pela Fundação Getúlio Vargas. Frente ao mesmo mês de 2019, no entanto, o Produto Interno Bruto apresentou queda de 2,7%.
De acordo com a FGV, nos três meses encerrados em outubro, houve alta de 6,4% frente ao trimestre anterior. Já na mesma na comparação com o mesmo período do ano passado, a atividade econômica recuou de 3,1%.
O coordenador da FGV responsável pela pesquisa, Claudio Considera, responsável pela pesquisa, disse que o crescimento de 7,7% do PIB no terceiro trimestre desse ano reverteu, em parte, a forte retração de 9,7% registrada entre abril e junho. Mas o ritmo de retomada acabou desacelerando em outubro, quando foi verificada a menor taxa mensal desde abril.
Os dados de outubro apontam que das doze atividades que compõem o PIB, apenas seis apresentaram resultado positivo tanto frente ao mês anterior como na comparação anual.
Segundo Cláudio Considera, os resultados são reflexo do fraco desempenho dos dois principais componentes da demanda: o consumo das famílias e a formação bruta de capital fixo.
O economista da FGV explicou que mesmo com a flexibilização das medidas de isolamento, o crescimento observado ainda é insuficiente para trazer o consumo para o plano positivo.
O Monitor do PIB antecipa a tendência do principal índice da economia a partir das mesmas fontes empregadas pelo IBGE, responsável pelo cálculo oficial das Contas Nacionais.  -Agência Brasil

 

Redação

Portal Brasil Empresarial: Notícias sobre a economia, o Brasil, empresas e empreendedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *