Recorde no número de brasileiros que compraram casa em Portugal

Os Brasileiros já são a segunda nacionalidade que mais compra imóveis em Portugal e a tendência é o número continuar crescendo. A busca por incentivos fiscais e a procura por cidadania portuguesa e o passaporte europeu para a família são os principais motivos.

Quando se olha somente o segmento de imóveis de luxo, o Brasil é o número 1.

Quando o assunto é mercado imobiliário, Portugal continua em alta entre os brasileiros. Segundo o INE (Instituto Nacional de Estatística), 2018 foi mais um ano de forte desempenho no setor imobiliário de Portugal, com um crescimento de 16,6% na venda de imóveis em relação ao ano anterior, totalizando um recorde de 178.691 transações. Foram mais de 500 imóveis negociados por dia, maior número dos últimos 10 anos.

 

Compra de imóveis por estrangeiros também está em alta. 

De acordo com Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), os estrangeiros totalizaram 20% do mercado no ano passado. Em números, isso representa 35 mil imóveis, sendo que brasileiros e, sobretudo, franceses continuam a ser os que mais procuram casa em Portugal. As regiões mais procuradas pelos clientes internacionais foram Lisboa, Cascais, Porto, Algarve e Costa de Prata. Também o Alentejo, a região de Setúbal, começa a despertar cada vez mais interesse dos investidores. “Cidadãos destes países têm apostado um pouco por todo o país e nota-se verdadeiramente uma descentralização do investimento para fora das principais cidades” explica Luís Lima, presidente da APEMIP.

 

Imóveis de Luxo têm alta procura

Mas quando se olha somente o segmento de imóveis de luxo, o Brasil é o número 1. Segundo uma pesquisa encomendada pela Luxury State, os brasileiros são os mais interessados em imóveis “premium” com um capital disponível em torno de 1 milhão e 850 mil euros para investir. No Algarve, região Sul do Portugal, os interessados estão dispostos a pagar até 4 milhões e 700 mil euros por imóveis em condomínios de luxo e casas rurais, revela o mesmo estudo. Lisboa-Cascais é a segunda região mais procurada com imóveis de luxo na faixa dos 2 milhões e 900 mil euros, seguido pelo Porto, com um valor médio de 1 milhão e 100 mil euros.

 

Brasileiros buscam cidadania e redução de tributos

Mas por que o mercado imobiliário Português está tão em alta entre os brasileiros? Para Artur Saraiva, consultor imobiliário, “Existem diversos motivos, mas dois fatores que exercem forte influência são os incentivos oferecidos pelo governo português através do Programa Golden Visa e também através do Regime Fiscal para Residente Não-habitual. Estes dois mecanismos estimulam os investidores brasileiros que buscam uma cidadania europeia, no caso do Golden Visa, ou que procuram isenção de tributos e melhores condições fiscais, no caso do visto NHR [Non-Habitual Resident]”.

 

Qualidade de Vida e Infraestrutura

A busca por uma vida com mais qualidade e a excelente infraestrutura do país também são atrativos para muitos brasileiros que compraram imóvel em Portugal. “Portugal tem bons serviços, educação de primeiro nível, um bom sistema de saúde e o sistema de transporte aqui também é muito bom, com excelente malha ferroviária e ótimas autoestradas. Isso impressiona muito os brasileiros e vira um diferencial.” conta Patrícia Casaburi, CEO da Global Citizen Solutions, empresa especializada em ajudar estrangeiros que querem investir no país. Além disso, Lisboa foi eleita pela revista inglesa Monocle, como a 12ª cidade do mundo com a melhor qualidade de vida e Portugal é o 4º país mais seguro, de acordo com o Global Peace Index, o que ajudou a colocar o país nos holofotes e atrai ainda mais brasileiros.

 

Consultoria facilita e dá transparência ao processo

Pensando em auxiliar os brasileiros que buscam investir no mercado imobiliário português, a Global Citizen Solutions criou um departamento específico para atender aos clientes do Brasil. Segundo Patrícia Casaburi, CEO da empresa, “Comprar um imóvel em outro país não é tão simples, por isso cada vez há mais gente procurando por ajuda neste processo. Nossa empresa oferece um serviço especializado para aqueles que querem fazer um investimento com segurança, economizando tempo e dinheiro. Buscamos as melhores oportunidades de investimento em todas as regiões do país e, para isso, temos um time de especialistas que trabalham com as maiores imobiliárias e também direto com proprietários, sempre com independência e defendendo os interesses dos nossos clientes”. A Global Citizen Solutions também oferece soluções para cidadania através do visto Gold (Golden Visa), NHR (Residente Não Habitual) e D-7 (aposentados) sempre com 100% de sucesso nos resultados.

 

https://www.globalcitizensolutions.com/pt-pt

 

Redação

Portal Brasil Empresarial: Notícias sobre a economia, o Brasil, empresas e empreendedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *