Antigos Moradores de cidade submersa se reúnem após 40 anos

A cidade de Santa Terezinha de Itaipu, localizada a 18 km de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, será sede do “1º Encontro de Alvorada do Iguaçu”. Os moradores do antigo Distrito de Foz do Iguaçu, depois de 40 anos resolveram organizar um evento para poder se reencontrar.
O então Distrito de Foz, onde hoje está localizado o Terminal Turístico Alvorada de Itaipu, em Santa Terezinha, foi submerso pelas águas que formam o reservatório da Itaipu Binacional. Por isso, os seus quase 4.500 moradores, na época, tiveram que deixar a localidade. Alguns fixaram residência na região e, a grande maioria migrou para diversos estados do país, especialmente Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e para novas fronteiras agrícolas do país.
Deverão participar desse momento histórico, além dos antigos moradores que fixaram residência na região, também famílias pioneiras que retornam à cidade com o único objetivo de participar do encontro e rever vizinhos e amigos distanciados por mais de 40 anos.
Duas presenças confirmadas, destaques da comunidade na época, o Padre Selso Felchircher, páraco que atendia a comunidade de Alvorada do Iguaçu e foi o celebrante da última missa em Alvorada e a D. Olinda Maria Freislebem, diretora da Escola Presciliana Lobato Machado, da sede do então Distrito.
Será um grande e histórico encontro. Uma oportunidade única desses moradores se reencontrarem depois de se verem obrigados a se separar.
O evento acontecerá nos dia 6 e 7 de setembro próximo, no Praia Sol Hotel e no salão da Comunidade de São José.
Os antigos moradores que ainda não confirmaram presença, podem acessar as informações da programação no grupo “Alvorada do Iguaçu – Cidade Submersa”, no Facebook.
Segundo Nara Regina Spada, coordenadora do evento e administradora do Grupo no Facebook, o evento somente está sendo possível graças ao resgate histórico propiciado pelo Portal Memória Paranaense e do uso das mídias sociais

 

 

 

Redação

Portal Brasil Empresarial: Notícias sobre a economia, o Brasil, empresas e empreendedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *