Sul do Brasil supera Argentina na produção de leite com 12 bilhões de litros/ano

 

O Brasil está entre os maiores países quando o assunto é produtividade leiteira. Além de desenvolver um importante papel social, a produção ajuda na geração de empregos, entre outros fatores que são extremamente relevantes para o país. A Região Sul conta com a produção de 12 bilhões de litros/ano, enquanto a Argentina apresenta 10,1 bilhões. O mais curioso é que a região conta com somente três estados e Santa Catarina é o maior responsável por este resultado.

De acordo com as informações, a Epagri (Empresa de Pesquisa e Expansão Rural de Santa Catarina), realizou um trabalho de estudo de apoio e orientação ao produtor rural com a finalidade de estimular o setor a buscar profissionalizar os serviços. Com o objetivo de apoiar a todos os produtores e suas famílias, foi inaugurado no ano de 2018, em Campos Novos, o Centro de Referência Tecnológica do Leite, resultado do convênio entre a parceria da Epagri e o Ministério da Agricultura e Pesca.

De acordo com o gerente do Centro Tecnológico, o alvo principal é focar na capacitação de técnicos, estudantes de graduação e produtores, pois o intuito é de que desenvolvam tecnologias que possam ser disponibilizadas ao produtor. O centro presta atendimento a todo o estado e pessoas de diversas regiões receberam a capacitação. De acordo com o profissional, a região Sul é vista como uma das melhores em todo o mundo em termos de produção de leite, à parte todos os investimentos tecnológicos, o clima é perfeito e a mão de obra totalmente qualificada.

 

Estudo mostra que 80% da produção catarinense de leite se encontra no oeste 

 

Segundo estudo levantado pelo IBGE, em Santa Catarina há uma média de 40 mil produtores, e cerca de 80% da produtividade da bebida fica no oeste catarinense. Conforme os dados, em oito municípios de Campos Novos foi desenvolvido o trabalho junto à pecuária de leite.

O total de 382 famílias foram assistidas pela equipe da Epagri no ano de 2017. Já em 2018, 558 famílias foram contempladas com 4.455 assistências, o que tem contribuído com o aumento do número em relação à demanda existente na região, que está crescendo a cada dia. Portanto, trata-se de uma atividade cuja busca tem sido bastante frequente.

De acordo com o gerente do centro tecnológico, a assistência prestada conta com orientações de pastagens e planejamento da propriedade, incentivando ainda o melhoramento genético. Na sua visão, a produção de leite pode crescer muito, mesmo diante de tantos desafios.

A Magistech é uma empresa especializada em implantação de sistema de gestão, e conta com diversas soluções tecnológicas, como o sistema para laticínios. Atendendo organizações de pequeno, médio e grande porte, tem como objetivo assistir todos os seus clientes com a atenção e respeito que eles merecem e a qualidade que eles precisam.

 

Redação

Portal Brasil Empresarial: Notícias sobre a economia, o Brasil, empresas e empreendedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *