As novas regras do despacho de bagagem de mão

As regras para despachar uma bagagem de mão mudaram. Não é mais possível levar tudo o que deseja indiscriminadamente.

Bagagem de mão é aquela que você leva consigo dentro do avião com seus pertences mais valiosos e itens pessoais, como remédios, câmera, notebook e dinheiro. Às vezes você não fará uma viagem tão longa e não precisará levar muitas coisas. Ou é exatamente o contrário: você tem de levar tanta coisa que só a bagagem de porão não basta, e precisará carregar algo mais dentro do avião. Saiba que as regras para despachar uma bagagem de mão mudaram. Você não pode mais levar tudo o que deseja indiscriminadamente.

Conhecendo as regras

É bom conhecê-las com antecedência para não ficar no sufoco na hora de embarcar no avião dentro do aeroporto. Tanto em voos nacionais como nos internacionais, o peso passou de 5kg para 10kg. Entretanto a bagagem deve ter medidas máximas. Veja:

Altura – 55 cm;
Largura – 35 cm;
Profundidade – 25 cm.

As companhias brasileiras têm adotado que a soma da altura, da largura e da profundidade deve ser de 115 cm. Caso sua bagagem ultrapasse esse limite, você será orientado a se dirigir até o balcão de check-in para despachá-la. Obviamente há uma taxa a ser paga, variando de acordo com a companhia da passagem comprada.

Além dessa bagagem com dimensões predeterminadas, o passageiro pode levar mais um item pessoal, dependendo da companhia aérea e o tipo de passagem adquirida. Em geral, os itens pessoais permitidos são:

Bolsa e sacola pequena do DutyFree;
Notebook e Tablet;
Jaqueta e Guarda-chuva;
Revista ou livro;
Bolsa de bebê – esse, no formato 45 x 35 x 20.

O que não pode ser levado dentro da bagagem de mão? Em geral, não é permitido colocar em sua bagagem de mão:

Objetos cortantes: tesoura, navalha, canivete;
Produtos aerossóis;
Produtos médicos e de higiene pessoal de até 300 ml são permitidos somente em voos nacionais;
Espátulas e palitos de unha;
Ferramentas de construção.

Voos internacionais costumam ter mais restrições, como é o caso de líquidos, cremes, aerossóis, gel e pastas:

Frascos de até 100 ml – acondicionados em embalagens plásticas, transparentes, vedadas, com capacidade máxima de 1 litro e dimensão de 20 cm x 20 cm;
Frascos acima de 100 ml – totalmente proibido.

De acordo com a Jacaré Travel , agencia de viagens, o ideal é que você sempre entre em contato com a companhia aérea da qual adquiriu as passagens para se certificar se possui ou não vantagens adicionais, de caráter promocional. É essencial que você viaje tranquilo, seja a trabalho ou a lazer, e saiba como fazer o despacho da sua bagagem de mão corretamente.

 Divulgação

 

Redação

Portal Brasil Empresarial: Notícias sobre a economia, o Brasil, empresas e empreendedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *