O antigo trem de mate em Sete Quedas

 

A primeira ferrovia do Oeste do do Paraná foi construída em 1913 para o transporte de mate. Era de bitola estreita, e com 22 quilometros de distância. E foi uma alternativa para transportar cargas por um terreno pantanoso, em que o Rio Paraná não era navegável, pela existência de Sete Quedas.  

 

A ferrovia saia da cidade de Guaira,  e tinha locomotivas a vapor. E foi abandonada em 1959, quando a atividade decaiu.  A locomotiva que restou está em uma praça da cidade, fabricada há quase um século, na Alemanha. Em 1985 ainda existia o aterro coberto de mato, marcando a antiga ferrovia, mas os trilhos, vagões e locomotivas foram para uma fundição.  Só restou a velha locomotiva da praça da cidade.

 

O transporte do mate, produzido na região, era a principal atividade da empresa “Mate Laranjeira”. Com a ferrovia, ficou mais fácil levar as cargas até Porto Mendes, onde era embarcada para o transporte pelo Rio Paraná.

 

Portal Memória Brasileira

 

Redação

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