Micro e pequenas empresas impulsionam alta de 8,6% da inadimplência, revela Serasa Experian

Empreendimentos destes portes são maioria entre as mais de 6 milhões de companhias com contas atrasadas e negativadas
São Paulo, 27 de janeiro de 2020 – A inadimplência de empresas chegou a 6,05 milhões em novembro de 2019, aumento de 8,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior. O volume foi impulsionado pelos micro e pequenos negócios, que representam a maioria (94,4%) dos empreendimentos com contas atrasadas e negativadas. O segmento de Serviços foi destaque, sendo a metade do total daqueles com contas atrasadas e negativadas. Na análise da inadimplência das empresas como um todo, a variação foi de 0,7% com relação a outubro de 2019.
O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, explica que o grande volume de micro e pequenos negócios no país, aliados à dificuldade em gerar caixa para companhias de Serviços, fez com que o índice aumentasse. “A melhora econômica não foi homogênea, fazendo com que as vendas fossem prejudicadas naquelas áreas que dependem mais da renda dos consumidores para crescer, como é o caso de Serviços. E como a maior parte dos novos negócios são de portes menores, atuantes neste setor, temos o resultado da grande representatividade entre os negativados”.
Região Sul teve a maior alta no nível de inadimplência
Com a segunda maior representatividade de empresas inadimplentes (15,8%) no Brasil, a região Sul é a que mais cresce no número de companhias negativadas em um ano, com alta de 13,5% entre novembro/18 e novembro/19. A região é seguida pelo Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte, todas com crescimento no período analisado. Veja na tabela abaixo:
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Empregamos cerca de 17.200 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Serasa

 

Redação

Portal Brasil Empresarial: Notícias sobre a economia, o Brasil, empresas e empreendedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *