Grupos de toda a região sul do país se apresentam na cidade nos dois dias de evento, único na América Latina

Cerca de 700 dançarinos do sul do país se reúnem entre os dias 15 e 16 de novembro, na cidade de Mallet, Centro-Sul do Paraná, para apresentar o que há de melhor no repertório de cada grupo folclórico ucraniano do Brasil. O evento é o único do gênero na América Latina.
O Festival Nacional de Danças Ucranianas, cada ano realizado em uma cidade-sede, chega a sua 26ª edição voltando às origens. Em Mallet, desembarcaram os primeiros imigrantes do país europeu, no final do século XIX. Hoje, o número de descendentes da cultura passa de um milhão de brasileiros.
Na sexta-feira, a partir das 11h30, no Parque dos Imigrantes, ocorre venda de comidas típicas e artesanato e exposição de peças de artistas locais, além de apresentações folclóricas no período da tarde.
O evento foi chamado de Festival Cultural Miguel Bakun, pois celebra os 110 anos de nascimento do artista paranaense, filho de imigrantes ucranianos e nascido na cidade. O pintor é considerado um dos pioneiros da arte moderna no estado.
Ao final do dia, os grupos participam de um flashmob e fazem uma grande roda de Korovay. Tradição em casamentos, a dança feita com um pão ritual é popular entre os ucranianos do Brasil e adaptada para outras ocasiões.
Já no sábado, no Ginásio de Esportes, a partir das 19h, os 20 grupos participantes do evento trazem novas apresentações folclóricas, mostrando o resultado de um ano de trabalho intenso na preservação da cultura ucraniana.
É a terceira vez que Mallet sedia o Festival Nacional de Danças Ucranianas. Na cidade, está localizada a igreja São Miguel Arcanjo, primeira igreja no estilo do país europeu do Brasil, tombada pelo patrimônio histórico e cultural. A construção serviu de base para a réplica que está no centro do parque Tingui, em Curitiba.
O quê: 26º Festival Nacional de Danças Ucranianas
Onde: Mallet-PR (Parque dos Imigrantes e Ginásio de Esportes)
Quando: dias 15 e 16 de novembro
Programação:
Sexta-feira –
 1º Festival Cultural Miguel Bakun (Parque dos Imigrantes)
11h30: atividades culturais, comércio de comidas e artesanato típico e exposição de peças de artistas locais
13h45: início das apresentações dos grupos folclóricos ucranianos
16h30: Flashmob
17h: Dança do Korovay

Sábado – Festival Nacional de Danças Ucranianas (Ginásio de Esportes)
      19h: apresentações dos 20 grupos folclóricos

 

Divulgação

 

Redação

Portal Brasil Empresarial: Notícias sobre a economia, o Brasil, empresas e empreendedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *