PEQUENAS EMPRESAS E STARTUPS

Empreendedores de startups se preparam para buscar investimento

 

Startups de Mato Grosso participam do Ciclo 2019 do Programa Capital Empreendedor. O programa Capital Empreendedor prepara e aproxima empreendedores de startups de investidores visando o desenvolvimento, sustentabilidade e perenidade das empresas. A primeira etapa é o workshop de empreendedores, em que os participantes começam a tomar contato com a realidade do capital de risco. Eles percebem a necessidade de entenderem desse ecossistema e de buscarem um investidor mais adequado para o momento do seu negócio, identificando o que esse investidor está entregando, além do capital financeiro.

Para a gestora nacional do programa Capital Empreendedor, Maria Auxiliadora Umbelino, a grande riqueza desse processo todo é prepará-los para esse momento de negociação e para que entendam que, ao buscar investimento, estão buscando alguém que vai agregar conhecimento para o negócio dele. “Muito mais do que preparar para a apresentação, para o pitch, para buscar investidores, a gente os prepara para o momento da negociação. E para isso acontecer, eles têm que entender a dinâmica do capital de risco, como pensa o investidor, seja ele anjo, aceleradora ou fundo de investimento, para que realmente percebam se o negócio deles precisa de capital, de quanto e qual é o investidor mais adequado para aquele momento.”

Durante o workshop, os participantes experimentam contatos com investidores. Estiveram presentes o investidor anjo Rafael Moraes, da Garan Ventures; Thiago Brandão, da Antera Gestão de Recursos; Alessando Machado, da Cedro Capital; e Patrícia Osório, da GVAngels, todos fundos de investimento. Participaram ainda Rodrigo Menezes, da Derraik & Menezes, e Raíssa Reggiori, do Veirano Advogados, ambos especializados em processos de investimento.

Patrícia Osório detalha que GVAngels é composta por ex-alunos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e conta com mais de 100 associados. Operando no mercado há dois anos e meio, já investiram em 12 startups, com um ticket médio de R$ 300 mil. Segundo ela, buscam empresas que já têm produto, que estão numa fase um pouco depois da atuação de uma aceleradora.
Ela conta que as empresas que receberam os investimentos são, na maioria de São Paulo e da região Sul. “Estamos o tempo todo procurando startups fora desse eixo para diversificar os investimentos e encontrar empresas diferenciadas”.

Sobre os critérios de escolha, ela lista como principais: produto inovador, tamanho do mercado, qualidade do time, ou seja, o quão ele é bom, modelo de negócio e quanto o produto é tecnologicamente a avançado.

Rennan Reis, da plataforma online Mercadão da Obra, criada em 2017, disse que sua empresa está pronta para escalar e que o workshop ajuda muito nesse processo de busca de investimento.

Já Moisés Martins Mendonça, da plataforma para prática esportiva Esplay, revela que quando começou nem tinha consciência de que sua empresa era uma startup. O whorkshop é muito rico em conhecimento. É um momento de preparação para buscar investimento, aprendendo para entrar no caminho certo.

A próxima etapa do Programa Capital Empreendedor, a mentoria, é dividida em dois momentos: modelo de negócios, com cinco encontros, sendo 2 presenciais e 3 à distância; e a mentoria comportamental, que também vai ter um encontro de 8 horas coletivo presencial, mais cinco encontros individuais à distância, onde vão trabalhar aspectos comportamentais, como relacionamento, capacidade de execução e liderança. Esses são aspectos importantes avaliados pelos investidores na hora de fazer o investimento.

Esse é o segundo ano que o Sebrae roda o projeto em Mato Grosso, Espírito Santo, Paraná e São Paulo. Neste ciclo são oito estados, tendo começado em fevereiro, no Espírito Santo. Participam ainda Rondônia, Paraíba (Campina Grande), Tocantins (Palmas) e Santa Catarina.

Sebrae BR

 

 

 

 

Redação

Portal Brasil Empresarial: Notícias sobre a economia, o Brasil, empresas e empreendedores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *