Como transformar um blog em uma poderosa ferramenta de marketing

O blog pode ser a peça que faltava para a empresa crescer

 

De acordo com o portal Search Engine Journal, 60% dos cliques vão para os três primeiros lugares da primeira página do Google. Então, para quem deseja que o site da empresa seja encontrado, ele precisa estar nos principais resultados da busca. Para essa conquista, existe uma ferramenta poderosa: o blog.

Em média,empresas com blogs conquistam 67% mais contatos do que aquelas que não produzem conteúdo.

Produzir conteúdo e ter um site bem posicionado no Google gera resultados incríveis e pode ser isso que vai fazer a empresa crescer de vez.

Se no passado, para resolver um problema ou encontrar um produto ou serviço, as pessoas recorriam às listas telefônicas. Hoje elas perguntam ao Google.

Em suas diretrizes o Google fala: “Crie páginas principalmente para os usuários e não para os mecanismos de pesquisa.” Essa frase guia toda a estratégia de produção de conteúdo, uma vez que, antes de criar um post para blog, é preciso entender o comportamento de busca das pessoas. E como funciona esse comportamento?

As pessoas usam as ferramentas de busca para encontrar uma resposta, solução ou informação. Esse desejo de encontrar algo na internet é transmitido para o Google por meio de uma palavra-chave.

Ao receber a palavra-chave, o robô navega pelo índice do Google para descobrir e apresentar os melhores resultados, de acordo com a intenção de busca da pessoa.

Sabendo disso, responder às dúvidas das pessoas e oferecer informações úteis, com base na intenção de busca, é uma estratégia eficaz para melhorar o posicionamento do site no Google.

Com o site na primeira página, a empresa alcançará com mais facilidade seus clientes em potencial.

Em suma, entender as dores das pessoas e oferecer conteúdo relevante, que atenda às suas necessidades, é uma forma simples de gerar mais negócios.

Vale lembrar que o tráfego conquistado com o blog será sempre da empresa. Diferente de outros canais, como as redes sociais, que são plataformas alugadas, nas quais as regras mudam constantemente. Portanto, o blog é uma ferramenta poderosa para:

Aumentar o tráfego orgânico: Produzir conteúdo significa criar e compartilhar conteúdo valioso para atrair e converter visitantes em interessados. Isto é, por meio do blog você irá educar as pessoas para que elas saibam, gostem e confiem na empresa o suficiente para fazer negócios com ela.

O Google hoje preza muito esse tipo de conteúdo. Então, se seguir essa ideia e trabalhar o SEO On Page dos artigos, certamente o tráfego orgânico aumentará.

Criar relacionamento com os clientes: Com o blog, será possível informar o público e dialogar com ele, deixando um espaço aberto para comentários e troca de ideias, fortalecendo assim a relação entre o cliente e empresa.

Otimizar o processo de vendas: Atrair o potencial cliente até o blog, mesmo que ele não esteja exatamente no momento de compra, fará ele considerar realizar negócios com a empresa.

Segundo a agência BreezyHill, 47% das pessoas consomem de 3 a 5 conteúdos criadas pela empresa antes de entrar em contato com ela.

Orientações para você produzir o melhor conteúdo

Confira abaixo recomendações práticas para criar artigos relevantes e transformar o blog em uma poderosa ferramenta de marketing:

  1. Crie uma introdução atrativa e retenha a atenção das pessoas
  2. Fale das preocupações, dores e problemas que as pessoas enfrentam e discuta as razões pelas quais elas precisam de uma solução
  3. Em seguida, apresente seus serviços ou produtos
  4. Demonstre e explique os benefícios de seus produtos ou serviços
  5. Apresente provas sociais para passar credibilidade, confiança e autoridade
  6. Ofereça às pessoas um guia de como adquirir os serviços ou produtos e inclua uma garantia
  7. Insira uma chamada para ação e apresente um bom motivo para a pessoa tomar a decisão
  8. Termine com as principais informações apresentadas no texto, ou seja, um resumo de tudo que foi falado no post

A Tihee usou as mesmas estratégias apresentadas aqui e conquistou ótimos resultados para seus clientes. Afinal, empresas que produzem conteúdo alcançam umataxa de conversão 6x maior do aquelas que não têm ou trabalham o blog.

Um deles é uma escola de idiomas em Belo Horizonte que, com a produção de 8 artigos mensais para as principais palavras-chave do negócio, aumentou seu tráfego orgânico em 580%.

Um coworking em Belo Horizonte conquistou o mesmo resultado quando iniciamos a produção de conteúdo. O tráfego orgânico aumentou em 298% e as conversões cresceram 118%.

Você tem um blog corporativo? Como tem sido a experiência? Gostaria de ter um? O que te impede de investir nesta ferramenta? Conte suas dúvidas para nós!

 tihee.com.br

Redação

Portal Brasil Empresarial: Notícias sobre a economia, o Brasil, empresas e empreendedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *