Como as redes sociais podem ajudar na busca de um emprego

Pensar duas vezes antes de publicar é de extrema importância para obter um bom marketing pessoal. As redes sociais são as primeiras fontes de coletas em um recrutamento online, fique atento.

“O mundo está se atualizando, muitas pessoas são contra essa atividade no recrutamento, porém a maioria das empresas já adotou a estratégia”

 

Hoje 85% dos recrutamentos são feitos pelo modo digital. O candidato se cadastra em sites de agências de empregos e lá pode colocar todos os dados de formação, incluindo as redes sociais. Esse método oferece muitas vantagens para as empresas e os candidatos, entre elas a agilidade e a assertividade. Mas como utilizar a visibilidade no meio digital em benefício da carreira, inclusive para conquistar um novo emprego?

“Após observar os conhecimentos e experiências descrito pelos candidatos, as redes sociais são a porta de entrada para se chegar a eles. É a primeira fonte de contato e coleta de informações”, afirma Filipe Brandão, especialista em Marketing Digital e sócio-fundador da Spotlight Comunicação.Segundo o especialista, até mesmo as informações sobre formação acadêmica, idiomas e cargo que ocupa ou já ocupou em uma empresa é analisado nas redes. Entretanto, apenas o comportamento nas mídias já é o suficiente para conquistar a visibilidade e ser possivelmente agendado para uma entrevista.

Já existem plataformas que são contratadas para recrutamentos. Esses mecanismos fazem com que para cada vaga seja possível fazer a conexão adequada, gerando assertividade para empresas e para os candidatos, sempre estudando a carreira e identificando quais perfis são mais aceitos.

“O mundo está se atualizando, muitas pessoas são contra essa atividade no recrutamento, porém a maioria das empresas já adotaram essa estratégia e assim evitam dispêndio de recursos financeiros. Aspectos comportamentais, interesses e hobbies são altamente avaliados. Além de investir em conhecimentos através dos estudos e capacitações é de extrema importância se atentar a etiqueta digital.”, afirma Filipe.

Etiqueta digital ? Com isso, surge também uma preocupação: até que ponto as postagens nas redes sociais influenciam a opinião/decisão das empresas sobre a contratação ou não de um candidato?

Para o especialista, tudo que é publicado pode se tornar prejudicial. Pensar 2 vezes antes de publicar e ter um olhar de público final é uma boa estratégia. Sempre pensar em algo que agregue a sua imagem. “O marketing pessoal é importante. Você não precisa deixar de ser você, mas pense sempre em uma forma de engrandecer sua exposição. Não viva de mentiras, apena abrilhante sua imagem sempre casando ao seu segmento. Se você ama o que faz, o curso que escolheu e sua profissão, isso não será uma tarefa difícil. Nada impede de você compartilhar seus gostos e momentos de descontração, apenas saiba dosar.”, finaliza o especialista.

Filipe Brandão tem ajudado muitas empresas e celebridades se destacarem cada vez mais no mercado. Essas dicas não valem somente para recrutamentos, mas também para manter um cargo, ser efetivado e até mesmo ser promovido. Vestir a camisa da empresa também é uma ótima jogada. Com estratégias eficazes você pode um ter excelente marketing pessoal e muitas das vezes até seguir uma carreira solo profissional. É o exemplo da esteticista Viviane Lucas, que após a consultoria do especialista Filipe Brandão, conseguiu trabalhar sua imagem profissional e hoje tem o seu próprio espaço e clientela na Região Oceânica de Niterói – RJ com um excelente atendimento.

Afinal, as empresas e até mesmo os clientes finais buscam por profissionais comprometidos com uma postura adequada, que prezem por um bom marketing pessoal e demonstrem equilíbrio. Por isso, é fundamental ter cuidado com o que se está postando e como se estão utilizando as redes sociais, procurando desenvolver um filtro pessoal sobre o que é relevante e o que deve ser evitado.

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Redação

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