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Cinco dicas para fidelizar clientes em salão de beleza

 

 

O setor cresce a cada ano e está entre as 25 atividades mais desenvolvidas pelo Microempreendedor Individual (MEI), segundo levantamento do Sebrae
Numa época em que as pessoas se preocupam mais com a estética, a abertura de um salão de beleza exige bastante atenção. Afinal, é nesse local em que se muda o visual, principalmente no embelezamento, seja das mãos, dos pés, dos cabelos ou sobrancelhas. Esse é um setor que cresce bastante, principalmente voltado ao público feminino, resultado também do aumento da participação da mulher no mercado de trabalho. Para entrar neste tipo de negócio é preciso observar o público-alvo, o estilo de atendimento, a equipe de profissionais e o tipo de serviço que será oferecido.
Conforme levantamento do Sebrae, serviços envolvendo embelezamento, como cabeleireiros, manicure, pedicure, depiladores, estão entre as 25 atividades desenvolvidas por Microempreendedores Individuais (MEI) que mais cresceram nos últimos quatro anos, passando de 472,5 mil em 2014 para 830,5 mil em 2018 – o que representa um crescimento de 76% no período. Além disso, o negócio é apontado como um dos que estão em expansão este ano, conforme levantamento feito pelo Sebrae.
O interessado deve definir bem o tipo de estabelecimento e o público-alvo. Uma clientela mais selecionada, por exemplo, de alto poder aquisitivo, vai exigir um serviço luxuoso, com um vasto leque de serviços, espaços requintados e muitos funcionários. Um público com tempo escasso exige um conceito mais simples, contudo sempre optando pela qualidade dos serviços. Então, para criar uma identidade própria é importante analisar as necessidades básicas da clientela.
Confira cinco dicas para montar e manter um salão de beleza e acompanhe as sugestões do Canal do Sebrae no Youtube:
1 – Relacionamento com clientes
Investir em relacionamento com os clientes pode aumentar suas vendas e também promover a fidelização ao salão de beleza. Para isso é necessário que se tenha também um atendimento diferenciado. Os clientes precisam perceber que seu ambiente é planejado para a boa execução dos serviços. Uma dica é oferecer serviços de conveniência, que podem ser uma boa alternativa para tornar seu negócio mais desenvolvido.
2 – Qualidade e normas
Estar atento à qualidade dos serviços que você oferece e à atualização dos produtos e das técnicas utilizadas no salão são fatores essenciais para a sobrevivência do negócio. É preciso conhecer as normas técnicas e sanitárias, pois isso é um dos fatores-chave de sucesso em salões de beleza.
3 – Marca e reputação
Sua marca deve estar direcionada ao nicho de mercado que atende e às tendências. Sua reputação vem da percepção do cliente em relação ao seu negócio. A diversificação e a divulgação são fatores-chave para o segmento. O primeiro passo para definir uma boa estratégia promocional é identificar quem faz parte do seu público-alvo.
4 – Equipe e controle
Prevalecer a saúde da sua equipe, apoiar a atualização de conhecimentos técnicos e estimular o uso de portfólio, pode trazer ganhos de produtividade ao seu negócio e tendem a fidelizar seus clientes.
5 – Controle financeiro e de estoque
Esteja atento, principalmente, ao que se refere ao controle financeiro e de estoque, pois a falta de planejamento ou de gestão pode ser fatal para o seu negócio. 

Sebrae BR

 

 

Redação

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