Cinco dicas para atrair novos clientes

Donos de pequenos negócios devem conhecer bem o perfil do seu potencial cliente
A prospecção de novos clientes deve fazer parte da rotina da empresa.  Os donos de pequenos negócios devem ficar atentos às oportunidades de vendas que aparecem, e aproveitá-las para fidelizar novos clientes. Para isso, o empreendedor deve se manter atualizado sobre o mercado em que atua e não deixar de acompanhar as tendências. Também é importante conhecer bem o perfil do seu consumidor para atrair o público certo para o negócio.
Considerando as oportunidades de atrair novos consumidores neste início de ano, conheça cinco dicas que podem te ajudar a encontrar mais pessoas interessadas em adquirir seus produtos e serviços. Conheça também outras dicas de negócios no canal do Sebrae no Youtube.
1. Aproveite o clima de renovação

Mostre os benefícios dos seus produtos ou serviços que são voltados para a melhorar a vida das pessoas, principalmente em segmentos como educação, academia, estética, beleza e alimentação. Na hora de se comunicar com seu potencial cliente estabeleça uma ligação entre propósito do seu produto ou serviço e os desejos dele.
2. Mantenha a saúde do seu caixa
Essa parte do ano costuma ser de muitas obrigações financeiras para os consumidores com o pagamento de IPVA, IPTU, escola dos filhos etc. É preciso se preparar para negociar preços e dar descontos que ajudem a girar o seu estoque mais rápido. Além disso, sempre que possível, faça compras com prazo maior para ter mais tempo para a venda e priorize o giro de caixa. Tenha em mente que o importante é manter a saúde do seu caixa.
 
3. Monte um calendário anual e fique atento às datas comemorativas
O planejamento é fundamental para qualquer negócio. Se você ainda não montou um calendário de ações para o ano, faça pelo menos uma previsão para os próximos seis meses. A ideia é prever as principais ações, em especial as datas comemorativas relevantes para o seu negócio. No segmento do comércio, geralmente há uma leve queda no movimento próximo a grandes feriados. Nesse contexto em particular, as ações devem ser voltadas para aqueles que não vão viajar para os destinos turísticos mais procurados. Outra ideia é antecipar promoções para escoar estoques a preços cheios.
 
4. Tenha uma presença digital
Nos dias de hoje a internet faz parte de qualquer estratégia para alcançar os clientes, mesmo para quem tem apenas um ponto comercial físico. É preciso escolher quais canais serão utilizados para promover o seu negócio e pensar em conteúdos atrativos, seja por meio de um blog, e-mail marketing e pelos aplicativos de mensagens, como Whatsapp. Existem diversas ferramentas disponíveis no meio digital e muitas delas são gratuitas. A realização de sorteios também é um recurso interessante para atrair novos públicos.

 

5. Conheça bem o seu potencial cliente e estruture um bom relacionamento
Para atrair novos clientes é imprescindível conhecer bem o seu público-alvo. Elabore a sua persona (representação fictícia do cliente ideal do negócio, a partir de dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes) e acompanhe as novidades da concorrência para ter uma comunicação mais efetiva com quem realmente tem interesse no seu produto ou serviço. Não se esqueça que ter uma boa comunicação e relacionamento com seus clientes gera mais confiança, aumentando a credibilidade do seu empreendimento e as chances de fazer novos negócios. Para estruturar um bom relacionamento com seu público-alvo, você pode usar ferramentas de automatização de contato com o cliente, conhecidas como CRM (Customer Relationship Management). Também pode realizar pesquisas dentro da empresa ou na internet para captar informações que ajudem a atrair o potencial consumidor para o seu negócio.

Sebrae 

 

Redação

Portal Brasil Empresarial: Notícias sobre a economia, o Brasil, empresas e empreendedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *