A criação de camisetas para a venda pela internet

Antes de criar sua marca própria de camisetas, você deve conhecer os diferentes tipos de malhas, as técnicas de estamparia e principalmente aprender a criar artes e mockups para sua loja.
Iniciar algum empreendimento próprio no mercado sem precisar de altos investimentos é uma das inspirações para quem deseja criar camisetas e vender pela internet. A vantagem de ter custos fixos reduzidos e poder vender para todo o Brasil e até o exterior são atrativos para quem trabalha com e-commerce.

A maior oferta de produtos e a praticidade são fatores levados em conta por quem prefere as lojas online, tanto que o índice de compras pela internet é crescente a cada ano. Porém, mesmo com diversos benefícios, ser um empreendedor digital também apresenta muitos desafios, e por isso, apresentaremos dicas e informações essenciais para você que deseja iniciar o seu próprio negócio.

Nicho de mercado

Antes de tudo, pesquise e entenda o mercado para focar em um nicho, de forma a direcionar o seu negócio online para iniciar no ramo com menor investimento, já que irá criar e pensar o seu produto para um determinado grupo de pessoas.

Depois de identificar qual segmento da sociedade você pretende investir, entenda qual será o valor que entregará ao seu cliente, quais sensações irá proporcionar e também qual será o seu diferencial para que ele pague por um preço a mais e receba algo que lhe faça sentido.

Plano de negócios

Esse documento servirá de guia para o seu negócio e oferecerá suporte para todas as decisões que você precisar tomar. Neste guia devem constar todos os questionamentos que levantamos anteriormente: sobre o mercado, setor de atuação e as particularidades do seu negócio.

Criação da marca

Muito além de um logotipo, a sua marca será a expressão e a identidade do seu produto através de cores, fontes e traços que aliados a um nome, constituirão o significado que fortalecerá a sua imagem no mercado.
Você mesmo pode criar a sua marca caso domine ferramentas de design gráfico, ou pode contratar algum especialista no assunto, como um designer, para lhe auxiliar neste aspecto.

Métodos de impressão e estamparia

Para entregar um produto personalizado, entenda as técnicas de impressão e estamparia. De início, procure pelas alternativas mais econômicas. A seguir uma lista dos principais métodos que atendam a esse quesito:

Sublimação: a arte é impressa em um papel com tinta sublimática e transferida para uma camiseta branca de poliéster. Quando sobre ela for aplicada pressão e calor a tinta irá aderir às fibras do tecido.

Sublimação com papel OBM: esse “papel” na verdade é um tecido termo colante de fundo branco formado por uma película com 100% de poliéster na composição. Com este processo podem ser estampados tecidos escuros, coloridos e de algodão.

Transfer: há dois tipos de transfer: o Transfer Jato de Tinta é quando se imprime a arte em um papel especial com tintas pigmentadas, o qual é prensado e transferido para a camiseta; e o Transfer Laser, quando se usa uma impressora laser, com tonner comum e papel transfer especial. Neste caso também é necessária uma prensa e uma plotter de recorte para as artes com mais detalhes.

Criando artes

Para criação de artes, o design de estampas , os programas mais utilizados são o CorelDraw, Illustrator, Inkscape e também o Photoshop.

Caso você não tenha domínio desses softwares, pode recorrer a cursos como o Design de Estampas, ou então aos designers gráficos enquanto você investe na sua capacitação. Aqueles que trabalham como freelancer podem ser uma boa opção, já que cobram preços mais acessíveis.

Comprar artes prontas para as suas camisetas também é uma opção, porém elas não serão exclusivas e outras lojas podem ter um produto com a mesma estampa.

Criando mockups de camisetas

Para o seu cliente visualizar uma ideia do produto final crie um catálogo com as camisetas estampadas. Faça isso fotografando as camisetas em branco e aplique as estampas com o Photoshop – ou ainda adquira mockups online.

Divulgando sua marca

Antes de começar a divulgar a sua marca, tenha um panorama verdadeiro sobre o seu produto em relação ao mercado. Você pode fazer uma simulação disso em uma plataforma que disponibilize um período de testes gratuitamente, por um número limitado de produtos e ilimitado de tempo.

Depois comece a divulgar sua loja de camisetas virtual investindo Marketing Digital. Neste ponto, é crucial escolher uma plataforma de e-commerce que lhe ofereça os recursos necessários para o seu negócio, como o Google Analytics que é uma ferramenta de monitoramento.

Além disso, também será preciso que você defina uma estratégia de SEO para que os usuários da internet encontrem seu e-commerce no Google. Para promover os seus produtos, aposte nas redes sociais e interaja com seus potenciais clientes.

Criando sua loja virtual

Para ter uma loja virtual é preciso ter um domínio que deve ser registrado de preferência no site Registro.br. Verifique se o domínio “.com.br” com a sua marca está liberado e cadastre-se. Depois, também registre o domínio “.com”. Não esqueça de consultar o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual e verificar se o nome escolhido já não está lançado.

Sua marca própria de camisetas

O primeiro passo ideal para começar sua marca própria de camisetas é fazer um curso de Design de Estampas , sobre os diferentes tipos de malhas, conhecerá as técnicas de estamparia e principalmente aprenderá como criar artes e mockups para sua loja.

Depois é só começar a vender e se tornar conhecido através do empenho que você depositar em seu trabalho. Porém não esqueça que uma loja virtual funciona 24 horas por dia, finais de semana e também feriados, e por isso, exige dedicação integral.

Acesse o site Design de Estampas e saiba mais.

Redação

Portal Brasil Empresarial: Notícias sobre a economia, o Brasil, empresas e empreendedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *