MARKETING E COMUNICAÇÃO

O crescimento das compras em alguns cliques

O novo desafio das empresas é conquistar a compra de consumidores impactados diariamente por muito conteúdo publicitário
O comportamento do consumidor mudou e as plataformas de vendas também. O segredo para manter seus compradores fiéis é, entre outros fatores, ser forte nas redes
De acordo com a pesquisa “Internet Trends 2019”, da BOND, empresa referência em tecnologia e sistemas de informação, em 2010 os investimentos de propaganda estavam concentrados na televisão (43%). Após 8 anos, este cenário mudou. O valor gasto com publicidade no setor televisivo caiu para 34% e disputa o primeiro lugar com os investimentos em mobile, o qual contava com apenas 0,5% dos investimentos em 2010, e hoje, passou a receber 33% do investimento publicitário.
Estes dados revelam que em menos de 10 anos o comportamento do consumidor tem se transformado abruptamente. A cultura de ir até o estabelecimento e checar o produto ao vivo tem perdido espaço para a praticidade da compra online.
Jackeline Braga, líder do setor de casamentos do e-commerce brasileiro Elo7, afirma que mesmo em momentos como o casamento, onde antes se priorizava a compra em estabelecimentos físicos, o consumidor tem optado pela facilidade das plataformas digitais. “Com tanto investimento em media mobile e segurança para os consumidores do e-commerce, as pessoas perceberam que não perdem qualidade no ambiente online, já que a variedade é maior e a personalização mais forte. Começamos vendendo alianças e convites, mas atualmente participamos de todos os momentos da festa e cerimônia, personalizando cada detalhe. Os noivos modernos não tem tempo de visitar vários fornecedores quando podem comprar tudo pelo celular”, comenta Braga.
A explicação para essa mudança no comportamento dos consumidores é consequência do aumento de tempo gasto em celulares. De acordo com a pesquisa da BOND, em 2010 apenas 8% do tempo destinado à publicidade se encontrava nos celulares. Em 2018 a porcentagem chegou a 33%.
Atualmente as pessoas são impactadas por uma quantidade maior de conteúdo publicitário, as redes sociais deixaram de se restringir à conexão entre pessoas para se transformar em uma das principais plataformas de propaganda, a qual tem chegado ao consumidor de uma maneira cada vez mais orgânica. Acontece que diante de tanta publicidade, as empresas precisam inovar para continuar conquistando seus clientes.
Parcerias com influenciadores digitais, ações em eventos culturais e produção de conteúdo para entretenimento são apenas algumas das novas formas de se investir na divulgação das empresas. “Criar perfis nas redes sociais destinados à categoria foi uma das nossas primeiras atitudes assim que o setor de casamentos passou a chamar atenção. O consumidor dificilmente vai até o site da marca para obter mais informações, hoje em dia o Instagram e Facebook possuem esse papel”, afirma Braga.

elo7.com.br/

Redação

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