A Alemanha assinava a rendição há 74 anos

 

Há 74 anos a Segunda Guerra Mundial terminava na Europa com a rendição da Alemanha. Mas os países aliados comemoram a rendição em dias diferentes. A primeira aconteceu no dia 4 de maio de 1945. O marechal britânico Bernard Montgomery recebeu a rendição parcial do almirante Hans Georg von Friedeburg.

Outra rendição foi recebida pelo general Eisenhower (EUA), em Reims, na França. E na madrugada do dia 7 de maio de 1945, o general Alfred Jodl assinou o rendição mais importante da Segunda Guerra. Depois de cinco anos e nove meses, e cinqüenta milhões de mortos, terminava o conflito.

Mas Joseph Stalin, ditador soviético, se irritou porque o fim oficial da guerra havia sido decidido pelos americanos. E insistiu que deveria ser realizada uma nova e definitiva rendição, mesmo que fosse apenas uma encenação, em Berlim.

Em resumo, a primeira grande rendição de tropas alemãs aconteceu em 4 de maio, a primeira capitulação geral, no dia 7 em Reims. O cessar-fogo estava previsto para as 23h01min do dia 8, mas na verdade aconteceu às 0h16min do dia 9, quando o general Keitel assinou o documento. Por isso, muitos americanos recordam o fim da guerra no dia 7, os alemães no dia 8, e os russos, no dia 9.

Com dados da Rádio Deutschwelle.

 

Veja abaixo cenas filmadas da época:

Fonte: Portal Memória Brasileira

 

 

Redação

Portal Brasil Empresarial: Notícias sobre a economia, o Brasil, empresas e empreendedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *